Já dizem que é uma questão de ponto de vista...
Verdades absolutas são todas contestáveis.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Surpreende-me que os mesmos que apontaram os Maias como povo animalesco inferior há séculos atrás, recorram às suas teorias apocalípticas atualmente. É de extrema hipocrisia subjugar um povo inteiro e séculos depois afirmar que na verdade eles eram muito inteligentes, detinham conhecimento astronômico impressionante, blablablá... Isso não impediu que os espanhóis aniquilassem sua cultura, como se eles fossem de fato apenas gado, não é mesmo?

Não estou criticando nen
hum país, ou qualquer conduta que este possivelmente tomou. Só o que é condenável é você oprimir, e depois se apropriar de alguma parte da cultura do oprimido como uma possível realidade. Obviamente, a parte escolhida é uma passagem do apocalipse. Que original. Tendo em vista que o mundo já acabou pelo menos umas duas vezes, isso não é lá muito esperto. Mas sempre existirão aqueles que vão a comprar a teoria e o mercado inteiro, fazer um esconderijo debaixo da terra e ficar rezando para que o mesmo Deus que deixou que o mundo acabasse agora salve os pobres seres humanos.

Pois é, é tudo marketing mesmo. Existe uma indústria que lucra na sua crença nessas lendas. Não é um pouco de coincidência aquele filme hollywoodiano "2012" ter surgido bem quando esse boato se espalhou? O pior de tudo, é que ainda estragam até a teoria MAIA! Quem assistiu o filme sabe do que estou falando.

E isso nunca vai acabar. Sempre vai existir um fanático qualquer que vai escrever um trechinho todo em códigos estranhos, que supostamente indicam um acontecimento bombástico, que vai coincidir com algo e todos vão ficar chocados e tomarão aquilo como verdade. Eu poderia fazer isso. Poderia pegar dados astronômicos e dizer que no próximo alinhamento de sei lá o quê o mundo vai passar por uma mudança drástica, e quem quer que seja que esteja vivendo aqui daqui a 200 anos vai pensar "OH! Os povos da antiguidade preveram isso! Vamos todos morrer!". O ser humano adora um drama.

Lógico que sempre haverá a famosa conspiração de que o governo esconde os fatos para evitar pânico em massa. é verdade, se um asteróide enorme estiver na direção da Terra, você só vai descobrir na hora que acertar a sua cabeça. Mas isso não se aplica a tudo. O problema é que sempre tem um grupo desocupado preocupado com a mais nova conspiração - e esse grupo vai achar a conspiração. Você enxerga o que decide enxergar, sem necessariamente ser real.

Acredito mesmo que os Maias eram muito superiores a nós em vários aspectos, mas basear a veracidade do fim do mundo em uma teoria de um povo extremamente ligado a rituais de sacríficio e outras tantas coisas primitivas não lhes garante muita credibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário