Já dizem que é uma questão de ponto de vista...
Verdades absolutas são todas contestáveis.

domingo, 7 de outubro de 2012

Blasé

Acepções
adjetivo
1. que exprime completa indiferença pela novidade, pelo que deve comover, chocar etc.Ex.: [ar b.] [atitude b.]

adjetivo e substantivo masculino
2. que ou aquele que está embotado pelo excesso de estímulos (sensoriais, afetivos, intelectuais etc.) ou de prazeres, e que se tornou insensível ou indiferente a eles

3. que ou aquele que tem ou demonstra apatia ou desinteresse em relação a tudo, por sentir ou crer ter esgotado todas as possibilidades de experiências ou sensações
4. Derivação: por extensão de sentido.
que ou aquele que se mostra entediado (sinceramente ou por afetação) com relação a coisas pelas quais a maioria das pessoas demonstra interesse

Etimologia
fr. blasé (1837) "indiferente, apático, que não demonstra emoção", part.pas. de blaser (sXVII-XVIII) "embotar o sentido do gosto, por excesso de comida e bebida, tornar-se indiferente ou insensível"




A exposição extremada leva à indiferença? Então deve ser essa a resposta pra minha falta, minha saudade: exposição.  Mas o que fazer se o plano der errado, e a dependência na droga só aumentar? Seria no mínimo irônico se apegar mais tentando deixar de lado...

A verdade é que eu não quero ser blasé. Decidi não sê-lo. Nem por um instante eu quero deixar de sentir coisas derivadas disso, ou qualquer aspecto da minha carne, da minha confusão mental e do meu sentir contrariado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário